20/02/15

Desafio nº 84

Hoje regressamos às sílabas… que irão dar cabo do nosso sossego.

A ideia é decompor esta palavra em sílabas:
QUINQUILHARIA
QUINQUILHA RI A

Agora encontrem palavras que tenham estas sílabas no mesmo lugar, ou seja:
QUIN – 1ª sílaba / QUI – 2ª sílaba / LHA – 3ª sílaba / RI – 4ª sílaba / A – 5ª sílaba.

Dou-vos um exemplo:
Se fosse  EXEMPLO daria: E – 1ª sílaba / XEM – 2ª sílaba / PLO – 3ª sílaba.
Poderia ser:
Etiqueta + eXEMplar + contemPLO

Reúnam agora a palavra original com as cinco que descobriram – que história surge destas 6 palavras? Enviem também as palavras encontradas!
E já sabem – dentro do mail é, para mim, muito mais simples e podem enviar os links dos vossos blogues, se quiserem.

Eu escrevi assim:
Quintal + alquimista + abelha + lavandaria + bijuteria
Cheguei ao quintal e pensei o quanto me contraria ver sempre aquela abelha de volta das roseiras. Muito me sossegaria vê-la de pernas para o ar, morta por poção de alquimista. Que trapalhada de pensamentos. Esqueci-me dela, tirei dali o sentido. Fui arranjar um cesto de bijuteria que fiz. A senhora da lavandaria diz que ma vende num instante, e eu procuro clientes como agulha num palheiro. Passei pela abelha, assustei-a, mas não tinha tempo para mais.
Margarida Fonseca Santos, 54 anos, Lisboa
Desafio nº 84 – sílabas de QUINQUILHARIA
EXEMPLOS

10 comentários:

  1. Ainda bem que acordei cedinho,estava com a CUCA fresca e consegui. Adorei a tua imaginação e proposta! Deste trabalho hoje,rs Valeu! Já mandei a minha! Lindo fds! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, tenho de ir já tratar disso! Obrigada, aposto que a tua está giríssima, de certezinha...
      Um grande beijinho

      Eliminar
  2. Olá, querida Margarida
    É com carinho e alegria que fiz minha participação em forma de prece:

    http://espiritual-amizade.blogspot.com.br/2015/02/flores-novas-em-mim.html

    A sua história ficou ótima com o sempre! Bichinhos impertinentes... rs...
    Uma santa e abençoada Quaresma pra vc!!!
    Bjm fraternal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Rosélia! Vou agora começar a publicar tudo, hoje foi uma enchente! Obrigada pela sua, um grande beijinho para si

      Eliminar
  3. Ficou ótima a sua história, Margarida.
    Gostei demais!
    Já te mandei um email com a minha.
    Beinjinhos mil de
    Verena e Bichinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, já vi, já vi! Vieram muitas, estou aqui atrapalhada a preparar tudo, já publico.
      Um grande beijinho, obrigada, foi divertido...
      (mas anda muita refilice nos mails, eheh, acham que exagerei ;) )

      Eliminar
  4. Oi Margarida! Sigo desempoeirando a minha cachola através da sua ótima e de mais uma participação minha já enviada por e-mail!! Obrigada! Beijo! Renata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Renata! Gosto tanto de vos ver assim felizes neste projecto. Um grande beijinho

      Eliminar
  5. Que legal esse desafio, Margarida!
    Conheci através do blog da Roselia e vim ver como funciona.
    Tem que ser fera pra participar!!! Adorei!
    Abraços e ótima semana.
    Márcia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora viva, seja bem-vinda! Nada disso, o segredo é brincar com o desafio, é muito divertido. Experimente... não prometo é que não fique viciada...! ;)
      Um grande beijinho

      Eliminar